Sindicato do Contadores e Técnicos em Contabilidade da Cidade de Pelotas e Região

CNPJ: 92.237.643/0001-71 - Código de Entidade Sindical: 000.012.187.87534-4

Home Sindicato Diretoria Agenda 2025 Cursos e Palestras II Seminário Reforma Tributaria Boteco do Contabilista Certificado Digital Sescon-RS Aniversariantes Simbolos Contábeis Agenda Empresárial Utilitários Contábeis Tabelas Úteis


SÍMBOLOS DA CLASSE CONTÁBIL
 

Caduceu de Mercúrio

Clique na figura  para amplia-la

ASAS: Símbolo da diligência, ou seja, a presteza, a solicitude, a dedicação e o cuidado ao exercer a profissão.

ELMO: Peça de armadura antiga que protegia a cabeça. Significa a proteção aos pensamentos baixos que leva a ações desonestas.

BASTÃO: Simboliza o poder de quem conhece a Ciência Contábil, que tem por objeto o patrimônio de quaisquer entidades.

SERPENTES: Simbolizam a sabedoria, isto é, o quanto se deve estudar antes de agir, para escolher o caminho correto e ao mesmo tempo mais vantajoso para o cliente.

 

Anel do Contabilista
 

Clique na figura  para amplia-la

PEDRA: Turmalina rosa clara, ladeada de diamantes.

De um lado o caduceu de mercúrio, que é a insígnia do deus do comércio (bastão que representa o poder; com duas serpentes trançadas, simbolizando a sabedoria e o capacete com duas asas que representam atividade e diligência). Do outro lado, as tábuas da lei, com a legenda "Lex".

 

A PEDRA DO ANEL

Existem divergências quanto à cor da pedra do anel do Contabilista, e há os que desejam estabelecer uma para o Técnico em Contabilidade, a pedra rosa, e outra para o Contador, a pedra azul.

Pela tradição, vivendo a história dos Conselhos desde que nasceram, a origem da pedra do anel do Contabilista é de cor rosada, sendo ela, um rubislite, segundo afirma o Professor Ynei Alves de Camargo.

Essa escolha decorre da influência do Direito sobre a Contabilidade, que foi muito grande nos séculos passados; sendo a pedra do advogado vermelha, a do Contador deveria ter a mesma coloração, em outra tonalidade, pois entendia-se a profissão mais atada ao ramo do conhecimento jurídico (até hoje as legislações fiscal, previdenciária, trabalhista, comercial, civil e administrativa muito ocupam a ação profissional quotidiana e prática dos Contabilistas).

Essa hipótese alimenta-se com a própria tábua da lei que se inseriu também como símbolo em nosso anel.

Só a partir das idéias da doutrina contábil materialista é que se entendeu que a Contabilidade e o Direito possuem, bem distintos, métodos e finalidade de estudos, justificando, pois, também, simbologias distintas.

O Conselho Federal de Contabilidade, ao adotar como recomendável o uso da pedra rosada para o anel, prendeu-se às origens, fato que entende-se compatível com o que é simbólico, pois, em realidade, as cores, as figuras, como associação de fatos, estão todas atadas a uma tradição.

O importante era que se definisse a questão e isso foi feito pelo CFC com respeito à ética e a uma história muito própria

Envie mensagem a webmaster@sindicato.cnt.br com perguntas ou comentários sobre este site da Web.
Copyright © 2013 Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade da Cidade de Pelotas e Região
BASE TERRITORIAL:
Pelotas, Arambaré, Arroio do Padre, Arroio Grande, Camaquã, Canguçu, Cerrito, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, Capão do Leão, Herval do Sul, Jaguarão,
Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini, Santana da Boa Vista, São Lourenço do Sul e Turuçu.
Última atualização: 06 outubro, 2025